large small default
Riello Burners

Queimadores Gás

Linha 40

Os queimadores da série 40 estão disponíveis em 3 modelos abrangendo a faixa de 15.000 a 200.000 kcal/h, sendo apto para queimar gás natural, GLP, gás de nafta entre outros.

Excelentes resultados quanto a eficiência de combustão são obtidas graças ao constante desenvolvimento tecnológico aplicado pela Riello Burners.

Esses queimadores estão em conformidade com a norma NBR 12313 e são homologados em todos os países nas mais diversas aplicações, tais como: caldeiras, aquecedores, estufas, geradores de gases, secadores em geral etc. Quanto ao regime de chama, o equipamento pode ser fornecido em 1 estágio, 2 estágios ou modulante.

 

GAS 3-4-5-6-7 / 2 / PM SERIES

Os queimadores da linha Gás são fornecidos em 5 modelos abrangendo a faxia de 70.000 a 1.500.000 kcal/h, sendo aptos para a queima de gás natural, GLP, entre outros. Sua construção simplificada aliada a alta perfomance revolucionou o conceito dos queimadores monoblocos, sendo hoje, ponto de referência nos principais mercados industriais.

Aplicações: caldeiras, aquecedores, estufas, fornos e geradores de gases entre outros.

Regime de chama: 1 estágio, 2 estágios e modulante.

Normas: Os queimadores Riello atendem todas as normas internacionais e no Brasil a NBR 12313

Qualidade: Certificado ISO 9001 desde 1995

 

SÉRIE 8-9-10 P/M

A série de queimadores a gás 8-9-10 P/M está disponível em 3 versões com potências que vão de 640 a 4.885 kW. A série P/M é caracterizada pela operação 2 estágios progressiva padrão ou modulante com razão de 4:1 contando com sistema de controle de modulação (PID). A versatilidade desta linha a torna adequada a aplicações comerciais e industriais onde o fator de carga está sujeito a grandes variações em curtos períodos de tempo.Todos os modelos estão disponíveis em bocal standard ou em bocal prolongado, tornando-os adaptáveis a diversas aplicações.

O gás 10 P/M pode ser fornecido com partida em estrela/triângulo ou direta. As linhas de gás são dimensionadas de acordo com os requerimentos específicos de cada instalação. A manutenção simplificada é realizada pelo sistema de deslizamento de barras da Riello, que permite fácil acesso para todos os componentes essenciais no bocal de chama. Os sistemas de controle e segurança estão agrupados em um console montado na parte traseira do queimador. Uma tampa removível dá acesso e proteção ao painel, o lay-out dos componentes e as borneiras simplificaram os controles de manutenção. A proteção elétrica é do tipo IP40; os queimadores são projetados e testados conforme as normas européias EN 676 e DIN 4788.

OPERAÇÃO MODULANTE

A série GAS P/M se presta a aplicações que requerem versatilidade de controle (secadores, geradores de vapor, etc) onde a variação de potência em espaços de tempo mínimos se faz necessária.Com a adição de controle de modulação PID e escolha de sensores adequados a aplicação os queimadores podem atender à demanda de uma gama variada de sistemas.

 

RS 28 -38 - 50 RS 70 - 100 - 130 - 190

A série de queimadores RS estão disponíveis em seis versões com potência que vão de 81 kW a 1512 kW.

A série é caracterizada pela operação modulante ou de dois estágios progressivos gás/ar, o monitoramento eletrônico do queimador é feito por um display com um LED que dá indicação visual do modo do queimador, com a opção de um status do queimador que dá informação diagnóstica do queimador em funcionamento e quando apresenta defeito, que incorpora horas de funcionamento total, operação em segundo estágio e número de partidas.

A manutenção simplificada desenvolvida pela Riello, permite fácil acesso para todos os componentes essenciais no bocal de chama. Todas as versões estão disponíveis em standards ou bocal prolongado, fazendo-os adaptáveis a diversas aplicações. A proteção elétrica é tipo IP44; os queimadores são projetados e testados segundo as normas Européias EN 676 e DIN 4788.

 

DESIGN

As séries de queimadores RS demonstram o comprometimento da Riello com novas tecnologias sem esquecer a estética. O desenvolvimento avançado do queimador permite uma aplicação prática de novos designs que combinam alta performance com fácil manutenção.

 

NÍVEL DE RUÍDO

O coração do queimador é o novo ventilador com pás de curva reversa que produz alta pressão estática com 50% de redução no volume de ruído produzido. O resultado é um queimador potente com níveis de ruído reduzidos e perfomance de combustão melhorada.

 

ALTA PERFORMANCE DA COMBUSTÃO

A série de queimadores RS são projetadas em completa conformidade com os valores contidos nas normas Européias EN 676 e DIN 4788 para que se obtenha os seguintes resultados:

 

CO < 100 mg/kWh

NO x (NO2) < 170 mg/kWh

 

REGULAGEM PROGRESSIVA AR/GÁS

O servomotor permite o fechamento do damper de ar com o queimador em repouso e um controle progressivo do primeiro ao segundo estágio da operação.

 

FÁCIL MANUTENÇÃO

Manutenção simplificada é realizada por um sistema de barras deslizantes (A) que permite o acesso ao bocal de combustão sem que precise retirar o queimador da caldeira.

 

 

 

 

 

 

Queimadores Óleo

Linha 40 (Óleo leve)

A série de queimadores a óleo leve Riello 40 está disponível em 3 modelos no Brasil com faixas de potência compreendidas entre 20.000 e 200.000 kcal/h. Produzindo virtualmente todos os componentes do queimador em suas próprias instalações, os maiores padrões de qualidade são assegurados sem o comprometimento econômico que poderia afetar a confiabilidade ou eficiência do produto. A faixa de proteção elétrica é IP 40; Os queimadores são desenhados e testados segundo as normas européias EN 267 e DIN 4787.

 

TECNOLOGIA DE PONTA

O programador do queimador é desenhado e produzido usando as mais recentes tecnologias para assegurar que este componente crucial realize as sequências operacionais excedendo todas as normas relacionadas a controles de queimadores a óleo. Tanto a tampa de proteção do queimador como os materiais fono-absorventes utilizados foram desenhados para obter uma redução maximizada de ruido, o que resultou nos mais baixos níveis de ruído entre os queimadores de sua classe. A otimização da mistura ar/combustível proporcionada pelo desenho da câmara de mistura (bocal de chama) permite as mais altas taxas de eficiência (combustão/combustível) o que resulta em grande economia.

 

PRESS GW - 2G - 3G - 4G (Óleo Leve)

A série de queimadores monoblocos da linha Press são completamente automáticos, abrangendo uma faixa de capacidade que variam de 176 a 1650 kW. Projetado para ser utilizado com óleo leve e especificamente desenvolvido para aplicação de geradores de calor com altas resistências nas câmaras de combustão. Todas as unidades oferecem operação de 2 estágios, através de bicos independentes assegurando a regulagem automática da proporção entre as chamas alta e baixa, satisfazendo as exigências do sistema.

A combinação entre as velocidades de mistura de combustível e comburente asseguram ótimo rendimento no processo de combustão. A regulagem é feita por meio de um ajuste de mecanismo externo.

Os componentes elétricos encontram-se agrupados em um painel na parte traseira do queimador, onde uma tampa removível proporciona acesso e proteção, enquanto o acesso ao bocal de chama para manutenção é efetuado por meio de um sistema de "deslizamento de barras".

 

T/N - 3 ESTÁGIOS P/N - MODULANTE (Óleo Pesado)

A série está disponível em 4 versões: P 140 - 200 - 300 - 450 T/N / P/N, com potências que vão de 320 a 5.130 kW.

A versatilidade desta faixa de potência faz com que este queimador seja ideal para o uso comercial e industrial onde os fatores de carga podem variar mas são previsíveis. A operação desta série de queimadores é caracterizada pelo servo-motor que ajusta automaticamente o damper de ar, permitindo um resultado máximo na combustão.

Os queimadores são dotados de um pré-aquecedor cuja função é manter o óleo a temperatura ideal para atomização a máxima potência.

A proteção elétrica é tipo IP40.

 

SERVO-MOTOR

O servo-motor controla automaticamente a posição do damper de ar, otimizando a relação ar/combustível em cada fase da combustão. O damper de ar fica totalmente fechado quando o queimador está em repouso.

 

PRÉ-AQUECEDOR

O pré-aquecedor é dimensionado para manter a temperatura correta de atomização do óleo combustível.

Um termostato impede o queimador de dar a partida se a temperatura do óleo estiver baixo para uma correta combustão.

Este mesmo controle impede também o superaquecimento do combustível.

 

QUEIMADORES INDUSTRIAIS DUOBLOCO

Óleo Combustível TI P 10 - 11 - 12 - 13 - 14 P/M

 

Gás TIG 10 - 11 - 12 - 13 - 14 P/M

Duais TI N/M 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - P/M

 

Com dois estágios progressivos ou operação modulante

 

A série de queimadores TI foi projetada de acordo com um projeto modular e é composta por um bocal de chama, ventilador, e um painel de controle elétrico separado. Uma unidade de filtragem, aquecimento e bombeamento (se necessário) são acrescentados ao queimador ou aos queimadores de combustível duplo, enquanto as séries de gás são acrescentadas com as linhas de admissão e segurança de gás. Esta série de queimadores é destinada ao uso em grandes equipamentos, tal como sistemas de aquecimentos e aplicações em processos industriais com consideráveis requisitos de aquecimento. Eles também podem ser usados em situações particulares que requerem o uso de ar pré-aquecido até 200 graus Celsius. Os queimadores apresentados aqui são com operação de dois estágios progressivos, ou queimadores com operação modulante, obtidos com um regulador micro-processador eletrônico que continuamente adapta o ar e as proporções de fluxo de combustível às necessidades de processo do usuário.

As versões são equipadas com bocais de chamas ajustáveis capazes de adaptação instantânea em diferentes proporções, para que haja segurança e ótima performance de combustão. Com o ventilador separado, selecionado de acordo com os requisitos de sistemas específicos, estes queimadores industriais podem operar em função do valor da contra-pressão na câmara de combustão.

 

SÉRIE TI

 

 

 

 

CURVA DE POTÊNCIA